top of page
  • Gustavo Figueirêdo, psicólogo clínico

Como queres estar?


Certa vez, uma pessoa me dizia que achava uma hipocrisia os ritos (na dor, na alegria, na tristeza,...) de uma cerimônia matrimonial presidida pelos padres. Eu escutei, compreendi e acolhi a fala do(a) indivíduo(a). Mas... O interessante deste relato é que esta criatura casou na igreja católica. Nada contra. Mas o que isto chama a atenção?


Cada vez mais vem se percebendo um aumento no número de pessoas com, dificuldades, na obtenção da auto-honestidade. O importante disto é que só podemos ofertar ao outro aquilo que temos. Não sendo honesto conosco, como poderemos ser com o outro?


Percebo, enquanto profissional da saúde mental, que pessoas com dificuldades de expressarem convicções em suas vidas tendem aos sofrimentos psíquicos ou mentais com mais facilidade, tipo: as depressões situacionais. O quê e como seria isto?


Uma pessoa que vivencia uma condição de desemprego, por exemplo, não sendo muito honesta consigo (vivendo o auto-boicote), pende para um grau maior de sofrimento emocional. Claro! Não quero comungar aqui que, viver uma situação de desemprego, seja algo fácil e satisfatório para ninguém. Sabemos que não é. Mas esse tipo de experiência (o desemprego) poderá ser amenizado, a nível sentimental, por pessoas mais convictas.


Uma das formas de podermos galgar a essa convicção seria pelo refrão da música - Deixa a luz do céu entrar: “Deixe a luz do céu entrar / Deixe a luz do céu entrar / Abre bem a porta do teu coração / Deixe a luz do céu entrar.”


O que vem acontecendo usualmente é que estamos deixando a porta do nosso coração (ou autopercepção) fechada, em prol ao mundo externo. Levando muitas vezes a nos auto-anularmos. A esta anulação é que vem aumentando, cada vez mais, o índice de pessoas com depressão no planeta.


Por fim, caro leitor, eis a questão! Caso venhas casar com os teus sentimentos, quais os tipos de ritos que virias a buscar: o da hipocrisia ou o da convicção?


Como queres estar?


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vigilante

Pisa

bottom of page