top of page

Janeiro Branco: 2025

  • Foto do escritor: Gustavo Figueirêdo, psicólogo clínico
    Gustavo Figueirêdo, psicólogo clínico
  • 7 de jan.
  • 2 min de leitura

Iniciado o ano, consequentemente, “inicia-se”, também, a Campanha de Conscientização sobre Saúde Mental – Janeiro Branco. Ora! Mas, por que a palavra, inicia-se, estar entre aspas? Porque a campanha não para. É de janeiro a janeiro. E o início da campanha foi, de fato, em dois mil e quatorze. Em Uberlândia, Minas Gerais, através de um grupo de colegas psicólogos, onde tem como seu representante principal, o Psicólogo Leonardo Abrahão – Presidente do Instituto Janeiro Branco.


E de dois mil e quatorze para cá, várias conquistas e benfeitorias, a campanha vem realizando: no mundo, no Brasil, nas pessoas, na sociedade, ... Este ano, não é diferente; eventos pelo Brasil vêm acontecendo, através de: palestras, seminários, entrevistas, ... Tendo como tema principal da campanha: O que fazer pela saúde mental agora e sempre? O que fazer? Você sabe? Vamos em busca!


Para quem não sabe, foi instituída à campanha uma, Lei Federal 14.556, em 25 de abril de 2023. Onde, no seu Art. 2º: “Nos meses de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio.”

 

A finalidade da campanha ser no mês de janeiro, é quando se inicia um novo ciclo, ou ano. E este mês, janeiro, palavra oriunda do deus romano Janus, onde o mesmo tinha duas faces; uma voltada para frente e a outra para trás. A face voltada para trás, focada no que passou. Já a face frontal, direcionada para o que virá. Neste sentido, o branco, com a finalidade de podermos traçar as metas que sejam almejadas, de serem cumpridas, no decorrer do ano. A isso, edificando, planejamentos.


O livro – Saúde mental enquanto há tempo! – do idealizador da campanha, Leonardo Abrahão, fala no corpo da obra que: “Saúde é o nosso bem-estar bio-psíquico-social-eco-tecno e espiritual.” Ora! Falar de saúde mental, é falar de algo da ordem plural, multifacetada e complexa. No entanto, mediante a definição, no tocante a faceta – tecno – são oferecidas enes possibilidades de refrescarmos a nossa saúde mental. Não obstante, qual significado do prefixo tecno? Palavra oriunda do grego (tékhne), com o sentido voltado a: arte, habilidade ou talento. Legal! Logo, será que temos procurado usufruir dos nossos hobbies? A nossa saúde mental; agradece!


Ah! Coincidentemente, na cidade onde moro (Recife-PE), neste mês de janeiro, está acontecendo um: Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música – Janeiro de Grandes Espetáculos. Nos dias, quinze e dezesseis, terá apresentação de uma peça teatral – Senhora dos Nossos Sonhos – espetáculo documental sobre a Dra. Nise da Silveira. Idealização e supervisão do ator, músico e terapeuta ocupacional: Gonzaga Leal. Dra. Nise, médica psiquiatra, revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil, através da arte terapia. Transcendendo os muros manicomiais.


Por fim, caro leitor, eis a questão! O que fazer pela (tua) saúde mental agora e sempre? Caso não saiba! Por que não? Pedir ajuda. Eu quero!!! Eu preciso!!!

A pandemia do rompimento
 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

Av. Flor de Santana, 357

Empresarial Flor de Santana

8º andar, Sala 804

Parnamirim Recife-PE Brasil

Cep: 52060-290

Gustavo Figueirêdo Psicólogo Clínico C.R.P. 02/12.741

Tel: +55 81 98701-3176

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2017 por 

EDEN
bottom of page