top of page
  • Foto do escritorGustavo Figueirêdo, psicólogo clínico

Como estou remediando o meu ser?

Atualizado: 8 de out. de 2020


Remediar quer dizer: “tornar mais suportável ou aceitável; atenuar, minorar.”. Isso! Como estamos suportando, ou aceitando, o nosso ser? Mais do que nunca, ainda, neste período de pandemia ou, para muitos, no isolamento social; a forma como muitos vêm “atenuando” o ser, está acendendo preocupações aos profissionais da saúde mental. O aumento pelo consumo de bebidas alcoólicas e de remédios ansiolíticos e antidepressivos, onde já era alto, agora está mais ainda.

Mais presentes nos lares; as compras por vinhos e outras bebidas, via internet, tiveram um aumento expressivo; pelos consumidores as quais apreciam. Os porteiros de condomínios que os digam. Não sendo diferentes com os remédios. Este último trazendo uma preocupação maior: o abuso pela automedicalização. Será que estamos re/mediando (re/médio = o resgate da média ou do equilíbrio) a nossa vida de forma saudável?


Segundo a psicóloga, Esther Carrenho, em seu livro, Depressão: tem luz no fim do túnel, relata que não. “Estamos cada vez mais impotentes para lidar com o desconforto que pode nos trazer crescimento. E assim que qualquer incômodo dá o sinal de chegada, logo encontramos um jeito de narcotizá-lo.”. Ou seja, a maneira como, muitos, estão buscando os equilíbrios existenciais são se intoxicando. Infelizmente! A recomendação de um cálice de vinho, pela classe médica cardiológica, é até aceitável. Mas, sabe aquele ditado? Tudo de mais é veneno.


Pois bem. Em breve estará sendo lançado pela, Editora Conquista, o livro: Viva Feliz! Bem-estar e Saúde Mental: Psiquiatria, Psicanálise e Psicologia. Onde terei participação, como coautor, do capítulo – (De)pressão no cotidiano: a pressão nossa de cada dia. Nesta obra, eu explano que vivemos constantemente, períodos de transições, na vida. E qual o segredo de minorarmos, emocionalmente, as mudanças que a vida irá nos proporcionando? Para os que pensam que, nesta literatura, direi como; estão equivocados. Sabem por quê? Por sermos seres singulares, cada um tirará as suas conclusões, mediante as reflexões estimuladas.

Por fim, caro leitor, eis a questão! Como está sendo remediado o teu ser? Pelas “vias narcóticas”, sejam elas bebidas ou remédios; ou pelas vias do bem-estar?

A pandemia do rompimento
47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vigilante

Pisa

bottom of page