top of page
  • Foto do escritorGustavo Figueirêdo, psicólogo clínico

Ato Falho

Certo dia, eu estava realizando a tarefa de casa, com meu filho de oito anos, quando me deparei, no corpo do exercício, com uma frase da poetisa e contista infantil, Jéssica Iancoski: “Contra esperteza, esperteza e meia.”. Mas, o que isto tem a ver com ato falho? De fato, nada!


Recentemente, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, cometeu um ato falho quando se pronunciava contra o Ministro do Supremo Tribunal Federal, dizendo: “Temos um chefe do Executivo que mente.”. Da mesma forma, num pretérito recente, o Ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também cometeu um ato falho, dizendo que, se eleito: “Eu não vou enganar o povo mais uma vez.”.


Acredito que Freud deva estar se contorcendo e pensando dentro do túmulo - Coitado do povo brasileiro! Além de ter que pagar tantos impostos e não serem revertidos para a população como deveriam, ainda tem que lhe dar com essa qualidade de governantes. Meu Deus! - Mas, o que é ato falho? “É um ato que difere do significado ao qual a intenção consciente do sujeito desejaria atribuir (algumas vezes, podendo ser de significado contrário).”.


Muitos acharam o ato falho do Ex-Presidente da República mais grave. Mas, se olharmos numa perspectiva cristã, não existe pecado maior ou menor. O que existe é: ô pecado. Entretanto, não deveriam ser prerrogativas de campanhas políticas e exercícios dos cargos públicos, às práticas de atos falhos. Nada que uma mente sã para dirigir uma Nação, um Estado ou um Município.


Discorrendo este artigo, vinha em mente, o trecho da música – Fé brasileira – “Vendo rolar o suor no rosto brasileiro / vou dizer do coração / sou da América Latina e não sou estrangeiro pra cantar essa canção / verde, amarelo, tenho a Fé brasileira / sei o que quero, tenho a minha Nação / sou brasileiro, sacudindo a poeira / ainda levando a Fé para o coração / ôôôô ôô ôô...”.


Por fim, caro leitor, eis a questão! Assim como dizia a escritora infantil, Jéssica Iancoski, “Contra esperteza, esperteza e meia”. Contra políticos demagogos,... Pensaste em: demagogos e meios? Deus nos livre! Risos, para não chorarmos!!!

A pandemia do rompimento
90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vigilante

Pisa

bottom of page