top of page
  • Foto do escritorGustavo Figueirêdo, psicólogo clínico

ATENÇÃO!!!


O mês de maio é o período onde se realiza a campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito – maio amarelo. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o índice de sinistro (acidente) ainda é muito elevado. Neste sentido, é sabido, pelo Código Nacional de Trânsito, que quando o sinal fica amarelo, esteja querendo dizer ao condutor para ir desacelerando o veículo. Para em breve parar. Ou seja, esteja querendo dizer: ATENÇÃO!!! Esteja atento.


Infelizmente, a desatenção em vias públicas, ainda é muito elevada. Ocasionando, o índice alto de acidente. Muitas vezes, os sinistros, estão atrelados ao nosso lado emocional. Não obstante, muita gente tem o costume de oferecer carona às preocupações diárias. No seu sentido figurado, inflação, quer dizer: “Presunção; ausência de simplicidade, de modéstia; excesso de vaidade: inflação de qualidades.”. Isso!: “... ausência de simplicidade...”. E você, caro condutor, vem tendo falta de simplicidade, mediante ao reconhecimento do seu lado emotivo?


Segundo, Anselm Grün, monge alemão beneditino, retrata no seu livro – Jesus para estressados: imagens poderosas para superar o esgotamento – “Há uma inflação psicológica, que me deixa cego para as minhas próprias limitações humanas... antes de tudo, é preciso estar atento e analisar exatamente o que tanto nos desgasta.”. Certa vez, uma pessoa, que vinha privado de sono, “por conta de” um filho recém-nascido, relatava da discussão promovida no trânsito.


Faço questão de aspear – por conta de – pelo simples fato, do costume que temos, de terceirizar as cegueiras das nossas limitações humanas. Haja vista, a culpa sempre é do outro! Será!? Neste caso, seja do outro condutor, ou do pobre do recém-nascido. Entretanto, como está a nossa inflação psicológica?


Por fim, caro leitor, eis a questão! Você vem dirigindo com: ATENÇÃO!!!? Ou vem sendo reprovado no exame de vista emocional?

A pandemia do rompimento
161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vigilante

Pisa

bottom of page