top of page
  • Gustavo Figueirêdo, psicólogo clínico

Qual máscara queres usar?


Na cultura ocidental, precisamente no Brasil, é comum a algumas datas celebrativas serem utilizadas alguns tipos de vestimentas: na passagem do ano, usa-se branco; em cerimônias fúnebres, veste-se preto; em celebrações matrimonias, utiliza-se paletó; assim como dentre outras. Aonde estou querendo chegar com esses fatos? É que de agora adiante, não sabendo até quando, infelizmente, passamos a trajar um novo modelito: as máscaras.


Sim, eu falei infelizmente! Lamentavelmente, porque passou a fazer parte dos nossos vestuários decorrente de uma pandemia. Mas, o que isso tem a ver com a nossa personalidade? Para quem não sabe, personalidade (pessoa) é oriunda de persona, que por sua vez quer dizer máscara. Esta última, psicologicamente falando, é a forma como nos apresentamos socialmente. Ou seja, geralmente demonstramos ser, quem de fato não somos. Revestimo-nos para ser aceito, muitas vezes, de uma couraça ou uma máscara.


Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como sendo o nosso bem-estar: “bio-psíquico-social e espiritual”. Verdade!, ...e espiritual. O que quero lhes dizer com isso? Que para nos revestirmos de máscara e nos permitirmos usufruir do nosso bem-estar pelas vias espirituais, a classificação dessa vestimenta, é cem por cento qualificada. Por quê? Porque o seu polo de confecção é realizada na nossa: essência. Eu falei essência! E não caráter. Tendo como confeccionadores: a honestidade, a sinceridade e diversas outras virtudes. Ao contrário, correndo o risco de adentrar qualquer tipo de vírus oferecido pelo o mundo.


Assim sendo, foi preciso acontecer uma catástrofe mundial, para que os seres humanos passassem a investir mais no lado espiritual, segundo testemunho de muitos líderes espirituais. Obviamente de uma forma remota, a priori. Torceremos para quando tudo isto acabar: o isolamento social, a pandemia, o cessar de óbitos; a saúde definida pela a OMS venha ser, de fato, integral. Para isto, o que será preciso? Que eu, você e todos nós sejamos dignos pela busca deste bem-estar.


Pois bem! Certamente, buscando essa saúde integrativa, a humanidade passará a viver de uma forma mais nítida consigo mesma, onde um poderá vir retroalimentar o outro. Passando a existir um mundo mais saudável para todos nós. Aí você deve estar se questionando: isso é impossível acontecer! Por quê? Acredito que alguns meses atrás, muitos diriam que também seria impossível, nos dias de hoje, estarmos confinados. Não estou querendo dizer que buscarmos essa qualidade de saúde seja fácil. Não é! No entanto, só dependerá de...?


Por fim, caro leitor, eis a questão! Para que não seja, apenas, em momentos de dor: qual máscara queres usar?

Qual máscara queres usar?


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vigilante

Pisa

bottom of page